O que posso fazer com o material escolar antigo do meu filho?

A- Diminuir A+ Aumentar A Tamanho Original

Ano letivo das crianças começou e, junto com ele o material escolar novo. Aqui em casa nós sempre refletimos muito sobre esta questão, afinal envolve custo, sustentabilidade e mais uma possibilidade de ensinarmos aos nossos filhos sobre cuidado com as coisas, economia e reaproveitamento. 

Por aqui, a gente sempre encontra soluções sobre o que fazer com o material escolar antigo das crianças. É algo que inclusive, eles já esperam todo ano.

Juntos, descobrimos novas possibilidades de reaproveitamento e, além da diversão, há troca de ensinamentos. Então confira a seguir as nossas dicas:

1- Giz de cera:

Giz de cera é algo que está sempre na lista de material escolar das crianças e ao longo do ano eles podem quebrar e a gente não consegue usar o mesmo kit no novo ano. 

Mas reaproveitamos todos os gizes de cera de maneira muito divertida, criativa e simples. 

Separe o giz de cera por cor e coloque em forminhas de silicone divertidas. Pode ser inclusive, forminhas de gelo ou de fazer chocolate, sabe? Leve ao micro-ondas para derreter. Espere endurecer e desenforme. 

As crianças aqui adoram as novas formas do giz de cera e já teve ano em que reaproveitamos os giz de cera para fazer lembrancinha de aniversário e foi um sucesso!

2- Lápis de cor e grafite:

Os lápis de tanto que são apontados ao longo do ano quase não sobrevivem, né? Por aqui, a gente seleciona os que estão em melhor estado e faz uma doação para instituição de caridade que atende crianças e adolescentes. 

Separamos, colocamos em saquinhos com fitas coloridas e vamos todos fazer a doação. É uma troca de energia incrível e todas as crianças ficam felizes.

3- Tintas, pincéis e colas:

As tintas e colas que sobram e ainda tem condições de serem usadas, nós colocamos em uma caixa de artes que temos em casa. E a regra é a seguinte: para fazer as atividades com sucata, brincar e até fazer lição de casa, são elas que usaremos. Assim, o material escolar do ano atual fica sempre inteiro para ser usado na escola e não corremos o risco de ter que ficar sempre comprando algo fora de época.

Quantas vezes não chega uma atividade de lição de casa que precisamos de cola, tintas, pincéis e não temos em casa? 

Prevenir é sempre a melhor solução para economizar e não saímos correndo atrás de materiais para eles realizarem as atividades escolares.

4- Materiais resistentes:

Tesoura, régua, apontador são materiais que sempre usamos mais de um ano. Ensinamos as crianças sobre responsabilidade em manter e cuidar do material escolar delas e, com isso, ensinamos economia também. 

Quando não tem como reutilizar para a escola, deixamos na nossa caixa de artes e em algum momento, aquele material escolar vai servir para criarmos algo novo. Assim como as tintas.

Sabe aquela ideia de que tudo é reaproveitável e vira uma brincadeira? Aqui em casa priorizamos muito isso e funciona superbem. Aproveite o começo do ano e organize os materiais antigos das crianças de vocês! 

fale com a ajinomoto