O que fazer de sobremesa para o dia dos pais

A- Diminuir A+ Aumentar A Tamanho Original

O Dia dos Pais está chegando e um almoço especial para comemorar a data também. E tem costume mais gostoso do que reunir a família e, todo mundo junto, construírem memórias afetivas?      

Mas, o almoço sem um docinho não tem graça! Então, olhe só que delícias essas sobremesas que separamos com muito carinho para você fazer no Dia dos Pais!

Sobremesa de maracujá com coco queimado e calda de chocolate:

imagem de sobremesa de maracuja com coco

INGREDIENTES 

• meia xícara (chá) de coco ralado (30 g)
• 2 colheres (sopa) de açúcar
• meia colher (sopa) de manteiga sem sal
• meia lata de leite condensado
• 1 xícara (chá) de leite de coco (200 ml)
• 1 lata de creme de leite com soro
• 1 sachê de MID® Maracujá
• meia xícara (chá) de chocolate ao leite picado

MODO DE PREPARO

1. Em uma panela pequena, coloque o coco ralado, o açúcar e a manteiga, e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, por 2 minutos, ou até o coco dourar. 

2. Retire do fogo, espere esfriar e transfira para uma tigela. Junte o leite condensado, o leite de coco, o creme de leite e o MID® Maracujá e misture bem. Distribua o creme em taças individuais e reserve.

3. Em uma tigela média, coloque o chocolate e leve-o ao banho-maria, sem parar de mexer, por 2 minutos, ou até derreter. Com o auxílio de uma colher, decore a superfície da sobremesa e leve à geladeira até o momento de servir.

DICA: Para fazer o banho-maria, coloque água até a metade de uma panela e leve ao fogo alto para ferver. Desligue o fogo e acomode a tigela com o chocolate, sem deixar espirrar água para dentro da tigela.

Sobremesa de morango:

imagem de uma taça de sobremesa de morango    

INGREDIENTES

● 1 garrafa de creme de leite fresco (500 ml)
● 1 xícara (chá) de açúcar
● 1 gema
● 1 colher (sopa) margarina sem sal
● 4 colheres (sopa) de amido de milho
● 3 xícaras (chá) de leite (600 ml)
● 1 sachê de MID® Baunilha com limão
● 1 bandeja de morangos fatiados (150 g)

MODO DE PREPARO

1. Na tigela da batedeira, coloque o creme de leite e bata em potência alta. Junte 3 colheres (sopa) do açúcar, aos poucos, e continue batendo por 2 minutos, ou até obter um "chantilly" firme. Reserve.

2. Em uma panela média, coloque a gema, a margarina, o açúcar restante e o amido de milho previamente dissolvido no leite, e cozinhe em fogo médio, por 10 minutos, sem parar de mexer, ou até encorpar. Retire do fogo, acrescente o MID® Baunilha com limão e misture bem.     

3. Transfira para um refratário médio, espalhe as fatias de morango, reservando algumas para a decoração e cubra com o chantilly reservado. Decore com os morangos reservados, cubra com filme plástico e leve à geladeira, por 1 hora.     

4. Sirva em seguida.

DICA: Não bata muito o creme de leite para que a textura e o sabor fiquem suaves. Se preferir, sirva em taças individuais.   

Cocada cremosa de abacaxi:

imagem de uma sobremesa de cocada cremosa de maracujá

INGREDIENTES 

● 4 xícaras (chá) de açúcar (640 g)
● 3 xícaras (chá) de água (600 ml)
● 4 xícaras (chá) de polpa de coco fresco desidratada ou coco ralado seco (400 g)
● 1 sachê de MID® Abacaxi 

MODO DE PREPARO 

1. Em uma panela de tamanho médio, coloque o açúcar e a água, e leve ao fogo médio para ferver. Deixe cozinhar por 10 minutos, ou até obter o ponto de calda. Junte a polpa do coco e mexa por 5 minutos, ou até secar parcialmente. Acrescente o MID® Abacaxi, misture e retire do fogo.    

2. Leve à geladeira até o momento de servir.

Ambrosia de limão:     

imagem de uma travessa de ambrosia de limao

INGREDIENTES 

● 8 ovos
● 2 xícaras (chá) de açúcar (300 g)
● meia xícara (chá) de água (100 ml)
● 4 xícaras (chá) de leite em temperatura ambiente (800 ml)
● 2 cravos-da-índia
● 1 colher (chá) vinagre de vinho branco
● 1 sachê MID® Limão

MODO DE PREPARO

1. Em uma tigela grande, coloque os ovos, 4 colheres (sopa) de açúcar e bata, com o auxílio de um batedor manual de arame, por 2 minutos ou até ficarem homogêneos. Reserve.          

2. Em uma panela grande, coloque a água e o açúcar restante, misture e leve ao fogo médio, deixando ferver por 4 minutos, sem mexer, ou até encorpar. Junte o leite e os cravos, e cozinhe, mexendo sem parar, por 2 minutos ou até formar uma mistura homogênea.

3. Acrescente os ovos reservados, mexa, e cozinhe por mais 3 minutos, mexendo sempre, ou até cozinhar os ovos formando uma camada sólida na superfície.

4. Adicione o vinagre, pingando aos poucos e deixe cozinhando por mais 20 minutos, mexendo cuidadosamente para não grudar no fundo da panela, ou até ficarem cozidos e formarem pequenos grumos.     

5. Retire do fogo e junte o MID® Limão, mexendo delicadamente e para incorporar e partir o doce em pedacinhos menores, caso haja necessidade.  

6. Com uma escumadeira, transfira o doce para uma tigela de vidro e regue-o com a calda do cozimento. Deixe amornar e leve à geladeira por 2 horas. Sirva em seguida.   

DICA: A calda de açúcar deve encorpar até obter uma calda em ponto de fio.

Bolo colorido de limão e framboesa:

Imagem de um pedaço de bolo colorido

● 2 xícaras (chá) de açúcar (300 g)
● 8 gemas
● 2 xícara (chá) de manteiga sem sal (400 g)
● 4 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
● 8 claras em neve
● 2 colher (sopa) de fermento em pó
● 1 sachê de MID® Framboesa
● 1 sachê de MID® Limão
● 2 xícaras (chá) de chantilly líquido, batido (400 ml)
● meia xícara (chá) de confeitos coloridos

MODO DE PREPARO

1. Em uma batedeira, coloque o açúcar, as gemas e a manteiga, até obter um creme leve. Junte a farinha, às claras e o fermento e mexa delicadamente com movimentos circulares de cima para baixo.  

2. Separe a massa em 2 porções iguais e adicione a uma massa o MID® Framboesa já diluído em 2 colheres (sopa) de água morna e a outra massa o MID® Limão já diluído em 2 colheres (sopa) de água morna.

3. Em uma fôrma redonda untada (35 cm de diâmetro), coloque três conchas da massa de limão no centro, por cima despeje três conchas da massa de framboesa, sem espalhar, para que a massa vá se acomodando naturalmente pela fôrma.     

4. Repita o processo alternando os sabores até terminar a massa. Por fim, com as duas mãos, segure a fôrma com firmeza e faça movimentos lateralmente da direita para esquerda, cuidadosamente, para que a massa se acomode melhor na fôrma. Leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 30 minutos, ou até que, depois de espetado na massa, um palito saia limpo.

5. Retire do forno, deixe esfriar e decore com o chantilly e os confeitos coloridos, e sirva em seguida.

DICA: A consistência da massa do bolo crua será semelhante a de uma mousse.

Prontinho! Agora é pensar no cardápio do almoço e escolher uma destas delícias de sobremesas para o Dia dos Pais e confraternizar junto com toda a família!

fale com a ajinomoto