post

Irmãos em casa: 4 dicas de como dividir um quarto em dois!

A- Diminuir A+ Aumentar A Tamanho Original

Uma das coisas que podem parecer complicadas quando temos mais de um filho é como dividir um quarto em dois. Isso exige uma pitada de criatividade para que o cantinho dos irmãos represente a personalidade de cada um.

Além disso, um dos pontos que precisamos pensar quando iremos dividir um quarto em dois é como aproveitar ao máximo o espaço do ambiente. Afinal, eles irão dormir, fazer lição de casa e brincar nesse local.

Por isso separei quatro dicas de como montamos esse espaço aqui em casa e que deram supercerto!

1. Escolha uma cama que otimize o espaço do ambiente:


Por aqui, optamos por um beliche para eles dormirem, pois já otimizamos o espaço de duas camas em uma parede só! Atualmente existem diversos modelos de beliches, desde os mais tradicionais até os mais moderninhos e, para não errarmos, pedimos a opinião das crianças na hora da escolha. Acreditem, isso já ajudou na expectativa do quarto novo.

2. Crie um cantinho dos estudos:

Escolhemos colocar uma bancada embaixo da janela, assim aproveitamos a iluminação natural e usamos uma parede na qual não conseguimos acomodar um armário ou o beliche por causa da janela. Mais um ponto no quesito “espaço” do ambiente.

Também é possível criar um cantinho da leitura para estimular esse hábito nos pequenos desde cedo. Você pode usar almofadas, como fizemos aqui em casa, criando um espaço aconchegante para que seus filhos embarquem no fantástico mundo das histórias de fantasia.

Esta é uma dica que pode super ajudar com a diferença de idade dos irmãos. O irmão mais velho pode “dominar” a bancada de estudo e o cantinho da leitura fica para o menor, onde além de “ler” de acordo com sua idade, pode ficar brincando ou descansando.

3. Utilize caixas organizadoras para os brinquedos:

Caixas organizadoras são grandes aliadas na hora de organizar brinquedos menores, de montar ou coleções. Elas diminuem a bagunça e ajudam a manter a organização do quarto dos irmãos.

Nichos e prateleiras podem ser colocados na parede e usados para guardar os brinquedos. Eles também podem contribuir para a decoração do ambiente.Outra função que eles podem ter é ajudar na divisão de espaço para os pequenos guardarem suas coisinhas. Pode-se brincar que as cores “a” e “b” são para o irmão 1 e as cores “c” e “d” do irmão 2 e, se as cores escolhidas para decorar o quarto forem as preferidas de cada um, fica mais legal ainda!

imagem de uma estante com algumas caixas organizadoras

4.  Aposte na decoração:

O quarto das crianças não precisa necessariamente ter um tema, mas deve refletir a personalidade dos pequenos que ali dormem. Por isso uma dica é fazê-los participar da decoração do quarto. Reserve um tempo para ir até a loja escolher tintas de cores alegres e divertidas, que ambos gostem, para pintarem as paredes.

adesivos de parede são excelentes opções para dar um charme a mais no ambiente e o melhor: são supereconômicos. Ou ponto positivo para os adesivos é que existe uma variedade enorme de modelos, podendo ser unissex, no caso de um casal de irmãos dividirem o quarto. Além disso, com os nichos e prateleiras, os próprios brinquedos das crianças já serão parte da decoração como falei acima.

Aqui deu supercerto, e as crianças participaram de todo o processo. Elas ficaram ansiosas, procuraram ideias nas revistas e até mesmo na internet para nos ajudar com palpites. Espero que vocês arrasem com essas quatro dicas de como dividir um quarto em dois!