Família reunida! 10 atividades para aproveitar com as crianças em casa

A- Diminuir A+ Aumentar A Tamanho Original

Família reunida! 10 atividades para aproveitar com as crianças em casa

Família reunida em casa, cada um com sua apreensão que varia de acordo com a idade e a compreensão da época em que estamos passando, antes nunca vivenciada. É, realmente não está fácil para ninguém. Por isso, reinventar se faz tão necessário.

Aqui em casa organizamos um tempo para ser de super qualidade com as crianças, em que estamos totalmente conectados com elas, sem telas e sim com aquele olho no olho, sentar junto e fazer alguma atividade com elas, focada nelas.

Acreditem, fez toda diferença para a gente conseguir exercer nossas outras atividades em meio a pandemia.

E, para ajudá-las a fazer o mesmo, separei 10 atividades para aproveitar com as crianças em casa que estão sendo sucesso por aqui:

1 – Pote da calma

 

Materiais:

  • 1 pote com tampa, pode ser garrafa pet transparente
  • Glitter e lantejoulas
  • Corante alimentício
  • Shampoo incolor
  • Água
  • Enfeites variados
  • Cola super colante

 

Modo de fazer:

Coloque água no pote, deixando uns 4 dedos até encher por completo. Acrescente as gotinhas de corante de acordo com a cor final que quer.

Então, coloque o shampoo incolor e os demais enfeites. Feche bem e vede. Prontinho. Agora é só ensinar a criança a virar o pote e ver os enfeites mexendo lentamente dentro do líquido!

 

2 – Viagem ao mundo da lua

Materiais:

  • Papelão
  • Tesoura

 

Modo de fazer:

Pegue a caixa de papelão, faça um recorte para aparecer o rosto e não machucar. Com os recortes que sobraram do papelão, recorte estrelas, lua e cole pela parede criando a galáxia.

Prontinho, agora é deixar a imaginação fluir e todo mundo entrar na brincadeira.

 

3 – Caixa da memória

Materiais:

  • Caixa
  • Itens para decorar a caixa
  • Desenhos
  • Objetos variados

 

Modo de fazer:

Pegue uma caixa que você consiga ter espaço para guardar. Chame a criançada e enfeite a caixa de acordo com a criatividade de todos. A ideia é que as crianças e os adultos escrevam como está sendo este momento, guarde objetos que, no futuro, irão trazer boas lembranças sobre tudo que está acontecendo.

Imagine que legal as crianças, daqui uns anos, relembrarem todos os momentos que ficaram juntos com nós.

As brincadeiras e tudo aquilo que não conseguimos fazer com a correria do dia a dia, escola e trabalho fora de casa.

 

4 – Todos na cozinha

Escolha alguns dias na semana e uma refeição para todos participarem juntos, desde o início, ou seja, o preparo.

Se vai ser o lanche da tarde, que tal um pão caseiro e todo mundo colocando a mão na massa na hora de sovar?

Ou então um pão de queijo e as crianças ajudam na hora de bolear os pãezinhos. Acreditem, cozinhar juntos cria lindas memórias afetivas.

 

5 – Álbum de fotos

Tudo bem que não podemos sair de casa, mas que tal selecionar as melhores e mais especiais fotos que estão na nuvem ou em seu celular e mandar fazer um álbum impresso?

É algo tão bacana que se perdeu com a tecnologia. O tempo que a gente passou junto com as crianças, revendo as fotos desde a gravidez renderam lembranças e histórias cheias de amor e afeto. Eles amaram!

 

6 – Ensaio em família

Apesar de ser comum tirarmos fotos profissionais, já pensou que legal tirar fotos despretensiosas com o olhar dos pequenos?

Isso mesmo, selecionem dias variados, contando que em cada dia um dos pequenos será o fotógrafo. Libere o celular na câmera ligada, caprichem nos figurinos e deixe que eles capturem os momentos com o olhar deles.

Aqui em casa resultaram fotos incríveis e eles adoraram a experiência!

 

7 – Telefone sem fio

Brincadeira antiga que é risada na certa! Sentem-se ao lado um do outro. O primeiro da fila conta algo no ouvido do segundo, que deve falar para o próximo e assim por diante.

O engraçado dessa brincadeira é o que a última pessoa da fila entende. E assim ela descobre quem foi que começou a “errar” a história inicial.

 

8 – Caricaturas

Você vai precisar de:

  • Folha de desenho
  • Canetinhas

 

Modo de fazer:

Separe as folhas de papel, as canetinhas e cada um desenha o familiar que está na sua frente. Mas antes, para ficar engraçado, mostre algumas imagens aleatórias da internet de como os ilustradores fazem as caricaturas. Depois é só deixar a imaginação fluir e rir do resultado final.

 

9 – Pedra, papel e tesoura

Outra brincadeira antiga que é sucesso e não precisa de nada além de todo mundo reunido e as mãos!

Coloque as mãos pra trás e repita: “pedra, papel e tesoura” e mostre mão sendo aberta é papel, fechada é pedra e o número 2, tesoura.

A regrinha básica é: tesoura “corta” papel, então vence. Papel “cobre” pedra, então vence. Pedra “amassa” a tesoura, então vence.

 

10 – Tinta no box do banheiro

Separe guache e pincel e deixe as crianças brincarem dentro do box do banheiro. O guache sai na água e não mancha.

Para economizar água, eles entram, pintam os azulejos, o box, criam sua galeria de arte e, depois ao longo do banho, lavam suas pinturas. Esta brincadeira rende horas e não suja a casa inteira.

Agora é só separar os materiais, pegar aquela disposição que está guardadinha dentro de você, chamar os pequenos e se divertirem todos juntos.

Tudo isso vai passar e o que vai ficar são as boas memórias afetivas!

fale com a ajinomoto