É brincando que se aprende: 4 atividades de educação infantil para fazer em casa!

A- Diminuir A+ Aumentar A Tamanho Original

Unir o lúdico ao aprendizado é incrível, né? Afinal, é brincando que se aprende! E quando podemos fazer isso com todos da família juntos, é mais bacana ainda.

Lembro como se fosse hoje quando demos o primeiro passo para isso e começou a fluir de forma supertranquila e gostosa.

Primeiro, eu e meu marido escolhemos algumas atividades de educação infantil para agregarmos à nossa rotina com as crianças e foi aí que percebemos como seria gostoso entrar nesta imersão de brincadeira e aprendizado.

Pensando na matemática:

Matemática para os pequenos está longe das subtrações e logaritmos. Sim, primeiro eles aprendem os números de maneira muito sutil e, aos poucos, a contar e depois somar, diminuir etc.

Para ensinarmos a eles algumas noções do mundo dos números, usávamos nossos momentos culinários.

Isso mesmo, com as medidas dos ingredientes das receitas, íamos contando e mostrando as quantidades maiores e menores, o copo cheio, vazio e assim por diante. Acreditem, era uma farra!

Pensando no português:

Sempre aprendi com meus pais: é lendo que aprendemos mais. Mas como aprender a ler leva um tempo e não precisamos esperar as crianças aprenderem para ensinarmos português, fazíamos sempre a brincadeira do “continue a história”.

Uma brincadeira supersimples, sem regras, mas que rende muitas risadas e uma viagem incrível ao mundo da imaginação. A ideia é alguém começar a história com uma frase curta e os demais participantes continuarem, criando novas frases de acordo com a imaginação deles.

Pensando em ciências:

Para mostrar aos pequenos a lindeza de nascer, crescer e viver, plantamos feijão no copinho com algodão. Foi demais ver os olhinhos brilharem quando eles viram a primeira “folhinha” do feijão apontar no meio do algodão.

Podemos fazer isso com uma horta, aproveitem e revejam o post em que damos dicas de como ter uma horta em casa.

Enfim, aqui em casa, toda atividade é motivo para aprendermos, nos divertimos e ensinarmos. Desde arrumar a cama ao acordar, mostrando como a responsabilidade e ordem em seu espaço são importantes até cantar no chuveiro músicas inventadas na hora mesmo, mas nomeando as partes do corpo que estão sendo lavadas. Até mesmo o tradicional “beijinho de boa noite” na testa das crianças, ensinando o respeito e o amor ao próximo.

fale com a ajinomoto