post

Dicas para preparar os filhos para o primeiro dia de aula!

A- Diminuir A+ Aumentar A Tamanho Original

As férias escolares estão chegando ao fim e, junto a isso, vai se aproximando o primeiro dia de aula das crianças. Aqui em casa, cada um reage de forma diferente. Com o mais velho, as coisas são mais fáceis. O desafio é se ele vai gostar da sua nova turma, mas tudo se resolve. Com o menor, porém, tem aquela dificuldade da separação.

Por isso, separei algumas dicas que vão te ajudar a preparar as crianças para o retorno escolar. Olhe só:

1. Converse sempre:

Na última semana de férias, já começo a lembrar as crianças que o período de descanso está terminando e que as aulas logo irão começar. Vibramos com o novo ano e a possibilidade de novas professoras e amiguinhos. Fazemos festa pelas novidades que estão por vir!

2. Reorganize a rotina:

Também na última semana começamos a voltar com a rotina dos dias de aula, como dormir mais e acordar mais cedo. Isso facilita durante os dias letivos, pois as crianças podem ir se acostumando aos pouquinhos.

3. Coloque as crianças para ajudar:

No fim de semana que antecede o retorno às aulas, chamo a crianças para arrumarmos a mochila, separar o uniforme e, enquanto fazemos isso, mais uma vez, encorajo e incentivo as novidades.

4. Mostre paciência:

Por mais relutantes que os pequenos possam estar, digo a eles que a apreensão é normal, mas que existem muitas vantagens na volta às aulas! Dou apoio e falo, o número de vezes necessárias, que eu estou ao lado deles e tudo dará certo.

Depois que sigo estas dicas, dou aquele abraço apertado, típico de “mãe ursa”, sabe? Vamos dormir e acordamos todos na expectativa para o primeiro dia de aula!