De quais formas podemos ajudar na educação escolar das crianças em casa?

A- Diminuir A+ Aumentar A Tamanho Original

Com a pandemia e o fechamento das escolas devido a quarentena, o estudo online é a solução para que as crianças, desde a educação infantil, continuem o ano letivo. Porém, muitas vezes elas precisam do nosso apoio e, para ajudá-las, segue algumas formas que podemos ajudar na educação escolar das crianças em casa.

Paciência e compreensão

Se para gente, adulto, a situação é complicada e envolve vários sentimentos, coloque-se no lugar da criança.

Ela não vê seus amiguinhos desde março, não recebe o abraço caloroso de sua professora ou não tem ela como ponto de referência para tirar suas dúvidas com as lições.

Então, muitas vezes nós precisamos compreender com paciência e acolher os sentimentos dos pequenos.

Diálogo e transparência

Com a turbulência de sentimentos, o diálogo e transparência se fazem necessários também.

Converse sempre com seu filho explicando os porquês da aula ainda estar sendo online, estimule que ele entre na aula para conversar por algum momento com seus amiguinhos e professores.

Escreva bilhetinhos carinhosos

Por mais que a criança não saia de casa para ir para escola, surpreenda seu filho com um bilhetinho carinhoso dentro do estojo ou dentro da página que ele irá estudar no dia.

Se a criança não sabe ler ainda, desenhe um coração ou alguma coisa que ela goste muito e vá entender o recadinho. Eles se sentem importantes e amam esta surpresa.

Deixe o espaço do estudo organizado

Deixar o espaço em que eles estão assistindo as aulas online sempre organizado ajuda na hora da aula e dos estudos. Colabora, inclusive para deixar a criança mais animada para estudar.

Imagine começar a aula e estar tudo bagunçado, dá aquele desânimo na criança por não achar nada e já pode ser um motivo para que ela não queria participar da aula.

E, para ajudar ainda mais, combine com seu filho de deixar tudo organizado quando a aula acabar.

Cuidado com o excesso de cobrança

Por mais que a gente queira que eles aprendam e aproveitem 100% o conteúdo das aulas online, temos que tomar cuidado com a cobrança em cima dos pequenos.

Devemos sim, ensiná-los a ter postura durante as aulas, respeitar e valorizar todo esforço dos professores, mas também precisamos entender que existe um limite de concentração deles, por exemplo.

Além disso, existem algumas coisas que pode ser que eles não consigam aprender com a mesma eficácia das aulas presenciais e claro, isso depende da idade da criança.

Com amor e cuidado todos nós iremos passar por tudo isso da melhor forma possível, inclusive nossos pequenos em relação à escola!

O mais importante é todo mundo estar bem e seguro. Espero que estas dicas ajudem a educação escolar das crianças em casa.

fale com a ajinomoto