Criança na cozinha: como incentivar seus filhos de forma segura?

A- Diminuir A+ Aumentar A Tamanho Original

Adoramos quando nossos filhos têm autonomia, não é mesmo? Por aqui, gostamos muito que, de acordo com a idade de cada um, eles consigam ser mais independentes para realizar certas tarefas do dia a dia. Assim, vão se desenvolvendo e aprendendo aos poucos, enquanto crescem e descobrem mais do mundo. Um dos locais que eles mais gostam de aprender coisas novas é na cozinha, afinal, quem não quer saber preparar seu sanduíche sozinho? Ou aquele lanche da tarde?  

Confesso, a primeira vez que vi a cena deles preparando um lanchinho, bateu um misto de emoções. O primeiro foi o medo de algo dar errado, preocupação de mãe. De depois, o bom e velho: nossa, como o tempo passa!. A verdade é que criança na cozinha é lindo, mas, com segurança, melhor ainda.

Foi aí que percebemos que, para ter criança na cozinha aqui em casa, precisaríamos incentivá-los, sempre priorizando a segurança. E, para isso, fizemos algumas coisinhas básicas, que são as dicas abaixo!

Dicas de segurança para crianças na cozinha

● Deixar somente as facas menos perigosas ao alcance deles. As mais “afiadas” ficam guardadas só para os adultos;
● Combinar que fogo e forno, não pode. Então, as receitinhas deles deveriam ser feitas no forninho elétrico e sanduicheira;
● Na geladeira, deixar tudo organizado facilmente. Então, os itens que normalmente eles sabem usar para preparar suas receitinhas, ficam na frente e com fácil acesso.
● A mesma dica de cima serve para a despensa. Para evitar que subam em banquinhos e desabem tudo, já deixes na altura deles.

Ter criança na cozinha é uma delícia e, de quebra, ganhamos café na cama, lanchinhos surpresas no fim de semana e pic-nic inesperado no meio da sala. Ou então, somos convidadas para a festa de aniversário dos animais da floresta ou um chá da tarde com as bonecas. É uma delícia quando a gente percebe que eles estão se virando, aprendendo e curtindo algo tão especial!

Incentivem seus filhos a irem pra cozinha. Atente-se apenas na segurança deles, e estimulem que eles façam suas receitinhas preferidas. Comecem com uma simples salada de frutas, depois um pão com queijo frio e aos poucos, vão, juntos, evoluindo!. 

fale com a ajinomoto