Conheça a importância das refeições em família!

A- Diminuir A+ Aumentar A Tamanho Original

Um dos momentos que eu mais gosto da minha rotina é poder fazer as refeições em família. Tem coisa melhor do que ter os filhos reunidos em volta da mesa? É quando estamos todos juntos que conversamos, brincamos e conhecemos a opinião de cada um sobre o mundo. É quando percebo que as coisas mais simples da vida são as mais especiais.

Porém, está cada vez mais difícil conseguir esses momentos de união, não é mesmo? Aqui em casa, nem sempre consigo almoçar com as crianças, e, quando chego à noite, os momentos de conversa muitas vezes são substituídos pelos celulares, computadores ou televisão.

Apesar das distrações e conflitos de horários, sempre me esforço para termos refeições compartilhadas, pois elas trazem muitos benefícios para a vida em família. Quer saber quais? Abaixo, vou te contar 3 motivos que fazem das refeições em família um momento indispensável:

Comer juntos reforça os laços familiares!

Sentar juntos para fazer uma refeição ajuda a fortalecer a relação entre pais e filhos? Sem dúvida! Aqui em casa, nós temos a seguinte rotina: durante a semana, a hora de jantar é sagrada e a TV tem que estar desligada! Com essa regrinha, percebi que o nosso tempo de convivência aumentou e nosso relacionamento melhorou.

O motivo? Passamos a aproveitar o momento para compartilhar os acontecimentos e valorizar a cumplicidade da nossa família. Com isso, as crianças ficaram mais à vontade para dividir suas frustrações e expectativas comigo. E eu me senti mais confortável para dar conselhos e até encorajá-las nas situações difíceis. A sensação que tenho é de que conheço muito mais como os meus filhos pensam e se comportam.

Se você não consegue almoçar ou jantar junto com sua família todos os dias, não se preocupe. Aproveite os finais de semana para fazer um almoço especial e reunir todos. O importante é começar a criar esse hábito o quanto antes!

Torna mais fácil (e prazerosa) a educação dos filhos!

Quem nunca se perguntou sobre como está a educação dos filhos? Eu já me questionei várias vezes e vi nas refeições em família uma oportunidade de passar os valores que considero essenciais para os meus filhos.

Quando vamos jantar, sempre rola uma ou outra oportunidade de conversar sobre o que é certo e errado. Também fico atenta à minha postura quando estamos sentados à mesa. Tento evitar comer rápido demais ou fazer comentários negativos sobre um alimento, por exemplo. São atitudes sutis, mas que não passam despercebidas pelos olhares das crianças! Afinal, nós, como mães, somos os seus maiores exemplos na vida, portanto, temos que ser responsáveis com a nossa postura diante deles.

Fazer refeições todos juntos estimula todo mundo a se alimentar melhor!

Se tem uma regra que gosto de incentivar aqui em casa é: experimente! A gente sabe que, se deixar, as crianças nem sempre vão escolher os alimentos mais nutritivos. Ao preparar uma refeição e comer junto com elas, eu consigo escolher o cardápio do dia, estimular o conhecimento de novos sabores e, consequentemente, fazer com que comam melhor.

Eu também percebi que, quando estamos reunidos em volta da mesa, comemos mais devagar. Estamos livres das distrações como TV e celulares, conversamos mais e até prestamos mais atenção ao gosto dos alimentos.

Outra coisa que eu adoro é cozinhar com meus filhos. É diversão na certa! Eu ensino receitas, faço cardápios variados, mostro alimentos diferentes e busco sempre fazer com que experimentem algo novo ou que dizem não gostar. Uma dica para fazer desse momento mais gostoso é sempre fazer um refresco que combine com o prato. Assim, eles aprendem como combinar sabores e ampliar o paladar.

Se você ainda não tem o hábito de comer junto com a sua família, é hora de começar! Garanto que seus dias vão ficar mais leves e felizes.