post

Como organizar a rotina doméstica? 4 dicas para pais que trabalham fora!

A- Diminuir A+ Aumentar A Tamanho Original

Hoje em dia é muito comum que a família inteira tenha diversas coisas para fazer durante o dia: trabalhar, estudar, cuidar dos filhos e por causa disso, cada vez mais a organização da casa vai ficando de lado.

Se na sua casa esse tipo de coisa também acontece, você pode ficar mais tranquilo! Abaixo, fizemos uma listinha com quatro dicas para organizar sua rotina doméstica!

1.  Divida as funções de acordo com a idade de todos:

Para que tudo fique mais organizado em sua casa, a dica é delegar funções e responsabilidades de acordo com a idade de cada um: um recolhe o lixo, outro alimenta os bichinhos, dá até para outra pessoa juntar a roupa suja que tem pela casa!

Com isso, cada um sabe o que precisa fazer para ajudar. Acreditem, não fica pesado para ninguém, além de ajudar os pequenos a criarem responsabilidades e no final, a família tem mais tempo de ficar junta!

2. Faça um calendário semanal:

Para não cair na rotina e ficar com várias tarefas acumuladas, faça um calendário e divida-as pelos dias da semana. Por exemplo, existem coisas que não precisam ser feitas diariamente, como lavar roupa suja, ir ao supermercado, etc. Assim você pode montar um calendário intercalando esses afazeres para que tudo fique mais organizado.

3. Organize bem os cômodos e seus respectivos itens:

Quando cada coisa está no seu lugar, toda a casa fica mais limpa e arrumada! A dica para manter tudo bem organizado e juntar em um mesmo espaço os objetos "semelhantes". Por exemplo: na hora de guardar os brinquedos, junte todos os quebra-cabeças em uma caixa e todos os bonecos em outra. Também é importante pedir para que todos os integrantes da família cooperem. Ou seja: tirou o copo da cozinha? Devolva-o assim que terminar de usar. Isso ajuda a manter a casa limpa todos os dias, sem pesar para ninguém.

4. Tenha sempre comida pronta:

Uma das tarefas diárias que mais toma tempo é cozinhar. Por isso, sempre tenha uma carta na manga: tenha sempre comida pronta no seu congelador!

Seja feijão, arroz, carne de panela, nos dias corridos, a comida congelada ajuda a agilizar seu dia a dia e assim você tem mais tempo com sua família!

Estas foram as 4 dicas de como organizar a rotina doméstica da sua casa. Além de facilitar o dia a dia de todos, o mais legal é ensinar os filhos sobre colaboração e organização! Você vai adorar ter essa rotina na sua casa!