post

Cantinho da leitura: 5 dicas para fazer em casa!

A- Diminuir A+ Aumentar A Tamanho Original

Aqui em casa sempre incentivamos que as crianças leiam bastante. Claro, cada um na sua idade e utilizando os livros próprios para a sua faixa etária.

Pensando nisso, para incentivá-las a continuar neste caminho, hoje vamos conversar sobre o cantinho da leitura e trazer algumas dicas para você fazer na sua casa também!

1. Profundidade da estante:
 

A profundidade das estantes é bem importante. Usando estantes com no máximo 15 cm de profundidade, os livros ficam expostos de frente e o colorido da ilustração ajuda a chamar atenção da criança. Além disso, costuma ser superfácil de encontrar em lojas e, o melhor, possuem baixo custo!

2. Estante baixa:
 

menino escolhendo livro no cantinho da leitura dicas de como fazer em casa

Com estantes mais baixas você consegue criar um cantinho cheio de aconchego para os pequenos sentarem e lerem seus livros preferidos! Outro ponto interessante, é que eles conseguirão pegar os livros sozinhos.  

3. Tapete e almofadão:
 

Para estimular ainda mais a leitura, nada melhor do que um espaço aconchegante, não é mesmo? Então, que tal colocar colocar um almofadão em cima do tapete para as crianças se jogarem enquanto leem suas histórias preferidas? Aqui em casa, eu peguei 3 travesseiros que não estávamos usando, comprei tecidos divertidos e levei para costureira costurar um travesseiro no outro emendando as laterais e, assim criamos um grande almofadão com os 3 travesseiros juntos. Foi a maior sensação do cantinho da leitura por aqui.

4. Luz natural:

Além de aproveitar a iluminação natural, usando o espaço embaixo da janela a gente aproveita um lugar que muitas vezes não é incluído na decoração do quarto! Ao lado, pode ser colocado a mesa de estudo, dependendo da idade da criança.

5. Juntar com os brinquedos:
 

Deixar os livros junto com os brinquedos é uma ideia incrível, pois mostra para as crianças que ler também pode ser uma brincadeira divertida e uma ótima opção para o lazer!

ursinho deitado perto do cantinho da leitura


Viu só como é fácil ter um cantinho da leitura? Estas cinco dicas podem ser feitas por você mesma em casa! É só comprar, em lojas de madeira as prateleiras com profundidade de 15cm ou os nichos para colocar os livros, e em lojas de tecidos, os tecidos para o super almofadão. Fica super fofo, não ocupa espaço, aconchegante e você contribui com a educação dos pequenos.