Animais de estimação: faz bem para as crianças?

A- Diminuir A+ Aumentar A Tamanho Original

Aqui em casa, confesso, relutamos um pouco para termos animais de estimação. No começo, conforme as crianças pediam, veio o medo de dar mais trabalho no meio da loucura da rotina . Mas, com o passar do tempo, fomos repensando nos benefícios dessa mudança até que decidimos aumentar a família.

Foi todo um processo entender e aceitar que animais de estimação fazem bem para as crianças e para nós também! Juntos, começamos a conversar sobre adoção de animais, possíveis raças, quem iria cuidar e seria responsável por qual tarefa no dia a dia.

Antes de decidirmos optar pelo cachorro, pensamos em outras possibilidades de animais de estimação que também podem ser grandes companheiros e fazer muito bem para as crianças. O mais velho, queria um peixe. Também cogitamos um gatinho, e o menor insistiu no cachorro.

Foi tão engraçado pensar em todas as possibilidades e como cada um deles, de acordo com suas características iriam nos fazer felizes e somar em nossa família. Foi uma etapa cheia de reuniões entre família. Tiveram algumas que até nome para os possíveis animais de estimação apareciam. Engraçado como tudo se torna motivo pra festejar com eles, né?

Conforme fomos conversando, percebemos que o bem que o animal de estimação faz para as crianças é infinitas vezes maior do que os contras de se ter um amiguinho em casa. Com eles, conseguimos mostrar que as crianças precisam ter responsabilidade para cuidar do peludo, por exemplo.

Além disso, aqui em casa fizemos alguns ajustes para todos participarem ativamente e temos 4 dicas simples para ensinar a criança cuidar do cachorro, olhem só:

1. Deixe a criança colocar a ração do cachorro no potinho e colocar no lugar certo das refeições dele.

2. Ensine a criança a trocar a água do cachorro e a importância dessa tarefa, pois caso ele se esqueça o animalzinho pode passar sede, assim eles vão ganhando certa responsabilidade

3. Se você costuma dar banho no cachorro em casa, leve a criança junto para ajudar e claro, aproveitar para brincar com o amiguinho.. Só peça para ela ficar mais afastadinha na hora de secar, pois alguns cachorros  não gostam dessa etapa do banho.

4. Vão passear juntos e deixe a criança segurar a coleira junto com você, assim ela se sente importante, mas você evita que a criança solte a coleira e o cachorro se perca.

Claro que as dicas funcionam se o temperamento do cachorro é tranquilo e só os donos de seus pets conhecem o limite da convivência das crianças com eles. Aqui em casa, os pequenos ajudam dar banho, mas na hora em que vamos secá-los, pedimos para eles se afastarem, como expliquei acima quanto as demais dicas de como ensinar as crianças a cuidarem do cachorro, eles seguem e adoram!

fale com a ajinomoto