Adaptação escolar: Aprenda a lidar com essa fase das crianças!

A- Diminuir A+ Aumentar A Tamanho Original

Volta às aulas: aquele momento onde existe um turbilhão de emoção em toda família. Em nós, pais, porque sempre queremos que tudo dê certo para nossos filhos e torcemos para que a escolha da escola tenha sido a melhor. Para os pequenos, porque é um momento de ansiedade, mudanças e expectativas sobre o ambiente escolar.

E que a verdade seja dita, passa um filme na nossa cabeça, não é? Voltamos ao passado e lembramos de quando era a nossa vez, bate uma nostalgia, mas, em questão de segundos voltamos ao papel de pais! Pos é,  adaptação escolar nem sempre é fácil, mas é necessário aprender a lidar com essa fase das crianças e, com o tempo, tudo se torna mais fácil!

Como ajudar as crianças na adaptação escolar?

 

Nós acreditamos que quanto mais segurança os pais transmitem para as crianças, mais tranquilas elas se sentem no primeiro dia de aula.Então, o melhor a fazer é evitar assuntos sobre qualquer angústia ou sentimentos ruins perto delas. Além disso, enaltecer os pontos positivos da escola e da nova série que cada um deles está no ano letivo é bom para transmitir confiança.

Por outro lado, o assunto da volta às aulas deve ser tratado com naturalidade, como mais uma fase que chegou inevitavelmente e que, com união, todos passarão por ela da melhor forma possível. É indispensável que os pais estejam sempre a disposição das crianças para conversar sobre as aulas, assim, elas se sentem à vontade para contar sobre tudo que acontece no dia a dia da escola.

Atividades em família ajudam na adaptação escolar:

 

1. Faça a compra dos materiais escolares junto com as crianças:

Tirar um tempinho para comprar os materiais escolares juntos com os pequenos é ótimo e, claro, sempre deixando avisado sobre as condições na hora de escolher as capas dos personagens preferidos ou a marca dos lápis de cor, por exemplo.

Isso ajuda a deixar a fase da volta às aulas e a adaptação escolar mais tranquila, pois a energia da escola é trazida antes mesmo do primeiro dia de aula.

2. Compartilhe a sua experiência:

Outra coisa bem legal para fazer é contar histórias de como foi conosco, mostrar que, caso eles não fiquem na mesma turma do melhor amigo, não terá problema, pois amizade continua mesmo assim. Entre outras histórias, é claro! Acreditamos que deixar os nossos filhos seguros, melhora a fase da adaptação escolar.

3. Seja paciente!

E claro, vivemos um dia de cada vez. Afinal, esta é apenas mais uma fase da vida deles e na nossa, não é mesmo? E, a cada ano que passa, aprendemos a lidar com essa fase das crianças da melhor forma possível. Boa sorte para vocês!

fale com a ajinomoto