5 dicas de saúde e bem-estar para toda sua família!

A- Diminuir A+ Aumentar A Tamanho Original

A correria do dia a dia tem trazido muitas questões sobre como garantir uma boa qualidade de vida. Meu trabalho como nutricionista é cuidar da saúde das pessoas. Mas se já é difícil com os pacientes, imagina com minha própria família?

Em casa, cada um possui os seus hábitos, as suas tarefas e, claro, as suas preferências — que costumam não se parecer em nada!

Independentemente dessas diferenças, existem algumas técnicas fáceis que eu adoto para agradar a família inteira e, consequentemente, ajudá-los a manter uma vida saudável.

Listei 5 dicas de saúde para te auxiliar a garantir o bem-estar de todos. Confira:

1. Faça refeições em família

Compartilhar as refeições é muito importante. Esse momento favorece a união e a construção da intimidade familiar. Além disso, sinto que assim posso estimular meus filhos a comerem melhor.

Mas, para incentivar os filhos a optarem por uma alimentação saudável, é necessário que os pais mantenham o exemplo.

Aqui em casa, por exemplo, percebi que conservar o hábito de comer junto deixa meus filhos à vontade para conversar e, ao mesmo tempo, possibilita que eu dê a minha opinião — como mãe e como nutricionista —, criando uma relação de confiança e de cumplicidade.

Tudo isso promove um bem-estar maior na vida da família, com um convívio agradável e natural.

2. Pratique esportes em conjunto

A prática de exercícios físicos é fundamental para prevenir o surgimento de doenças, manter a saúde e a boa forma, além de auxiliar no equilíbrio entre o corpo e a mente.

Quando me sinto um pouco desanimada a praticar algum esporte sozinha, gosto de convidar toda minha família para fazermos alguma atividade física juntos.

Caminhadas, passeios de bicicleta e jogos de futebol ou de vôlei são ótimas atividades para serem realizadas em grupo. Você pode levar os seus familiares para a praia, para o clube ou para uma praça e aliar a necessidade de praticar exercícios com a diversão e o tempo de qualidade junto à família.

3. Aumente o consumo de água

A água é indispensável para assegurar o funcionamento adequado do organismo. Quando percebo que estou com sede, significa que o meu corpo já está desidratado! Por isso, nunca espero sentir vontade para tomar água, e sempre carrego uma garrafinha cheia.

Isso também estimula meus filhos a criarem esse hábito. Afinal, os pais são os exemplos no qual eles se espelham.

Sempre falo para todo mundo levar sua própria garrafinha! Essa é uma ótima alternativa para ajudá-los a consumirem mais água no decorrer do dia.

4. Tome cuidado com a higiene

Sei que cuidar da higiene da casa é essencial para prevenir infecções e contaminações por vírus ou bactérias.

Por isso, busco sempre manter a residência limpa e arejada, possibilitando a entrada dos raios solares.

É importante, inclusive, combater mofos e ácaros, principalmente para quem tem muitos alérgicos em casa, como é meu caso! Para evitar as crises de espirro das crianças, trocamos regularmente as toalhas, os tapetes e a roupa de cama.

E nunca nos esquecemos de tirar o lixo do banheiro e da cozinha. Por serem tarefas simples, mas muito importantes, eu costumo pedir para que meus filhos as cumpram. Assim, além de evitar possíveis doenças, eles aprendem o valor e a importância de morar em um local limpo e organizado.

5. Tenha boas noites de sono

Dormir bem é um dos hábitos para garantir a longevidade. Esse período de repouso é fundamental para o cérebro conferir as informações adquiridas durante o dia, armazenar a memória e recuperar o organismo.

Noites mal dormidas causam irritação, fraqueza muscular e problemas de concentração, afetando a saúde e a relação familiar.

Para garantir que todos em minha casa tenham uma boa noite de sono, sempre fazemos uma refeição leve no jantar e juntos estabelecemos um horário máximo para ir para a cama.

A princípio podem parecer medidas complicadas. Sei bem como foi difícil adequá-las à rotina da minha família, principalmente lidando com os pequenos, que gostam de prolongar a hora da televisão, continuar as brincadeiras e — ainda — não compreendem o valor de uma alimentação saudável.

Mas sabendo o quão importante é cuidar e manter a disciplina da minha família, é preciso ser firme!

Com horários e regras bem estabelecidos, descobri que não é impossível integrar a família e adotar ações para garantir a saúde e o bem-estar de todos.