post

5 brincadeiras antigas que você precisa ensinar aos seus filhos!

A- Diminuir A+ Aumentar A Tamanho Original

Ah, a infância! Tem algo mais gostoso do que relembrar o que a gente fazia quando criança? Para nós, aqui em casa, é sempre uma alegria. Nos dias de hoje, a tecnologia, se não for controlada, toma conta do dia a dia e as crianças pouco brincam.

Por isso, separei uma lista com brincadeiras antigas para você voltar no tempo e ensinar aos seus pequenos!

1 - Queimada:

Para jogar queimada é preciso separar dois times com o mesmo número de pessoas. Faça um risco no chão para dividir o espaço e pegue a bola!

A queimada funciona assim: o time que está com a bola precisa jogá-la em um participante do outro time. Se acertar, a pessoa que foi “queimada” sai do time e fica só observando o resto do jogo. Ganha o time que terminar com mais participantes. Pronto, você terá horas de muita risada e brincadeira.

2 - Pular corda:

Duas pessoas seguram a corda, cada uma em uma ponta,e giram. As demais têm que pular, sem deixar a corda parar. Conforme vai passando, quem está segurando a corda, deve girar com mais força, assim, aumentando o nível de dificuldade!

3 - Telefone sem fio:

Eu fazia tanto esta brincadeira quando era pequena que adoro quando reunimos a família e brincamos de telefone sem fio. É uma brincadeira superfácil, que pode ser feita dentro de casa e é uma ótima sugestão para os dias chuvosos!

Para brincar, basta sentar um do lado do outro e escolher quem vai começar. O primeiro da fila deve falar uma frase no ouvido da pessoa que está ao seu lado e, assim, sucessivamente. O último da fila fala qual foi a frase que ele entendeu e todos caem na risada em como a frase muda ao longo dos participantes. Para dar mais emoção na brincadeira, minha dica é usar frases tipo trava língua!

4 - Stop:

Esta brincadeira é legal para jogar com várias pessoas, mas deve ser feita com as crianças que já sabem escrever. Em um papel, faça uma tabela e coloque coisas que devemos falar o nome. Por exemplo: nome, cidade, fruta, carro, desenho, etc. Aí, uma pessoa, em pensamento, fala o alfabeto e outra fala “Stop!”.

Na letra que parar, todos precisam preencher a tabela com palavras que comecem com ela. Ganha quem acabar primeiro e falar “Stop!”. 

5 - Gato Mia:

É um esconde-esconde que pode ser feito no quarto ou outro cômodo da casa, desde que com a luz apagada. Quando alguém “pegar” outra pessoa, tem que falar “gato mia” e, quem foi pego, diz “miau”. Depois, a pessoa que estava “pegando” precisa adivinhar quem pegou só pela voz. Ah, é claro que a pessoa que falou “miau” pode fazer vozes diferentes para confundir quem estava “pegando” e deixar a brincadeira mais animada.

 

Todas estas brincadeiras fizeram minha infância muito mais feliz e poder ensiná-las aos meus filhos foi incrível! Eles adoram e é uma oportunidade de estarmos sempre se divertindo em família. É mais uma forma de nos unirmos. Espero que seja tão alegre por aí quanto foi por aqui!