Momentos MID®

que tal dividir melhor o seu tempo com a família? compartilhe essas ideias:

receitas

Brincadeiras para crianças

29 de janeiro, 2016 • por MID Refresco

Pai e filho jogando futebol

Brincadeiras para crianças: jogos da sua infância que seus filhos precisam conhecer

Dividir momentos com os filhos é tudo de bom! Passar um tempo com as crianças fortalece os laços e rende muita risada, ainda mais se tiver algumas brincadeiras. Para esses momentos serem mais especiais, preparamos brincadeiras que foram populares na sua infância e que talvez seus pequenos ainda não conheçam.

Imagem e Ação

Esse jogo é clássico. Muita gente acha que ele só pode ser jogado se você tiver o tabuleiro, que acompanha os peões, dados e cartas. Mas dá para improvisar.

Imagem e ação é um jogo de adivinhação, disputado por duas equipes, que podem ter de 2 a 4 integrantes.

Caso você tenha o jogo imagem e ação: cada membro ganha um peão e vai jogando o dado para descobrir quantas casas avança no tabuleiro. A cada rodada, uma equipe terá um desenhista, que retira uma carta com a palavra indicando o que ele precisa desenhar e o resto da equipe precisa adivinhar.

Caso você não tenha: reúna a família e escolham algumas categorias de palavras (animais, filmes, ações). Cada equipe sorteia um papelzinho de categoria e decide qual será a palavra da equipe adversária. Aqui vale desenhar e também fazer mímica. O jogo fica ainda mais divertido.

Jogo da Memória

Outra brincadeira clássica da infância de pais. Até é conhecida pela criançada de hoje em dia, mas acaba ficando de lado. Existem vários tipos de jogo da memória e de variados tamanhos (a dica é comprar aquele que tenha personagens favoritos do seus filhos e com menos peças no começo; depois da para ir jogando com os que têm mais).

As regras do jogo são fáceis: cada participante precisa encontrar os pares das cartas que ficam viradas para baixo. Quem encontrar o maior número, é o vencedor. Esse jogo é simples de ensinar, então até as crianças menores podem brincar.

Cinco Marias

Essa brincadeira é simples. Embora precise de alguns itens especiais, pode ser improvisada. O jogo das cinco marias é ótimo para aqueles dias de chuva ou quando você quer dividir um tempinho mais curto com as crianças.

Caso você queira usar as cinco marias ?clássicas?, pode confeccionar pequenos saquinhos (com 3cm x 4cm) de tecido preenchidos com grãos de arroz ou de areia. Vale usar tecidos bem coloridos.

Jogar é muito simples: lance uma ?Maria? para o ar e, enquanto ela estiver caindo, pegue outro saquinho com a mesma mão que usou para jogar o primeiro. Depois, jogue os dois saquinhos e tente apanhar o terceiro, e assim por diante.

Amarelinha

Essa é para tirar os filhos da sala: a amarelinha é uma brincadeira ideial para desenvolver a coordenação motora. Pode ser jogada em um espaço que possa ser riscado por um giz de quadro. Essa brincadeira não tem número máximo de participantes e possui algumas regras bem específicas, por isso, atenção!

Desenhe os quadros a serem percorridos no chão. Cada casa contém um número, e tem duas que são de início e fim. As casas devem ser puladas com um pé só e outras com os dois pés.

O primeiro participante joga uma pedrinha na casa 1, percorre o caminho até a casa final sem pisar na casa 1 nem fora do traçado ou nas linhas. E só pode colocar os dois pés no chão quando houver duas casas lado a lado. Após ir até a casa final, o jogador deve voltar (também pulando), parar na casa anterior ao número 1, juntar a pedrinha (mantendo o equilíbrio!) e retornar ao começo.

A ideia é não cometer nenhum erro e seguir jogando até chegar ao último número da amarelinha; do contrário, passa a vez para o próximo jogador.

Esconde-esconde

Garantia de diversão com os seus filhos, o esconde-esconde é fácil: alguém é o escolhido para ser o ?procurador?, que conta até 100 de olhos fechados, enquanto os outros participantes se escondem. Ao encontrar alguém, o procurador precisa voltar ao pique (lugar da contagem) e falar o nome de quem encontrou. Se o escondido chegar ao pique primeiro, ele está salvo.


DESTAQUE

CATEGORIAS

MID® no facebook

Fale com a MID®; SAC MID®