Momentos MID®

que tal dividir melhor o seu tempo com a família? compartilhe essas ideias:

diversão

O que fazer com o filhos nas férias de inverno?

11 de agosto, 2016 • por MID Refresco

Família jogando carta na mesa

No inverno, geralmente ali pelo mês de julho, acontece o recesso escolar de inverno (que, em 2016, devido os Jogos Olímpicos, será em agosto). Para os filhos, essa época é sinônimo de sair da rotina, desconcentrar um pouco dos estudos e se divertir. Já para os pais, ela pode trazer uma certa apreensão para manter os filhos entretidos e felizes - o que fica difícil quando os pais não conseguem uma folguinha nesses dias.

Se esse é o seu caso, pode ficar mais tranquilo, porque nós separamos algumas dicas do que fazer com os filhos nas férias de inverno. Confira!

Atividades internas e para dias chuvosos

O que é bastante comum de acontecer no inverno - especialmente para quem mora nas regiões mais frias e úmidas do Brasil - é aquela série de dias chuvosos. Isso pode atrapalhar bastante os planos de quem se organizou para aproveitar as férias praticando atividades ao ar livre com os filhos em um parque, por exemplo, ou ainda viajando.

Mas, por outro lado, esse tipo de situação é também uma ótima oportunidade para você ter um momento mais lúdico e caseiro com a criançada, trazendo brincadeiras com um perfil imaginativo e criativo. Confira abaixo algumas dicas.

- Junte algumas garrafas de plástico, faça uma bola de meias e pronto: você tem um divertido e prático boliche caseiro. Agora é só passar a tarde se divertindo e fazendo strikes!

- Faça fantoches ou use bonecas e bonecos (e outros brinquedos) para organizar um teatrinho! Crie histórias, imite vozes, invente personagens divertidos - enfim, exercite a criatividade das crianças (e a sua também!).

- Um concurso de desenhos é outra forma muito prática e fácil de entreter os pequenos e, ainda por cima, estimular a criatividade e a coordenação motora deles. Você pode definir um tema (desenhar os personagens favoritos, por exemplo), ou deixar que as crianças desenhem livremente.

- Essas atividades ficam ainda mais divertidas se feitas em uma reunião de amiguinhos e coleguinhas dos seus filhos! Organize uma festinha do pijama - esse momento de socialização é importante também para as crianças não perderem o contato com os amigos durante o recesso escolar.

- Acabaram as suas ideias de atividades? Sempre é possível usar aquela carta na manga chamada cinema em casa?! Filmes infantis de animação e também aqueles clássicos 2D, são garantia de diversão, risadas e, na maioria das vezes, importantes mensagens com valores positivos a serem passados para as crianças.

Quer mais dicas? Então, é só conferir esse outro post com brincadeiras divertidas para fazer em casa!

Também é importante dar tempo e espaço aos pequenos para aproveitarem e ?fazer nada?, se quiserem. As férias de inverno são, acima de tudo, uma época para eles descansarem, saírem da rotina, relaxarem e terem mais tempo para dormir e praticar atividades que gostem. Ou seja, não imponha atividades, apenas dê a oportunidade de vocês se divertirem juntos e, caso o seu filho prefira passar um tempinho sozinho, respeite isso.

Atividades externas e para dias de sol

Já naqueles dias em que o sol brilha e o céu está azul, nada melhor do que aproveitar o clima ótimo se divertindo com os filhos, não é verdade? Você pode viajar (pode ser um passeio de final de semana mesmo) para algum lugar divertido ou para visitar algum familiar, por exemplo. Ou então apenas aproveitar para ficar uma tarde inteira brincando em um parque.

- Jogar futebol, andar de bicicleta ou skate, levar o bichinho de estimação para passear, soltar pipa e brincar de esconde-esconde são apenas algumas das atividades que podem ser feitas em parques e parquinhos - é garantia de muita diversão!

- Já se o seu plano é aproveitar as férias de inverno para levar a criançada a um passeio diferente, mas não pode viajar, opções não faltam. Museus, planetários, teatros, cinemas, parques de diversão e oficinas (de leitura, pintura e desenho, por exemplo) podem formar o roteiro de passeios da sua família.

Atividades de acordo com a idade das crianças

Porém, de nada adianta ter todas essas dicas de atividades e brincadeiras se você não souber quais são as mais adequadas para a criançada. Claro que o principal fator a se considerar na hora de decidir o que fazer com os filhos nas férias de inverno é o gosto pessoal deles (e não há ninguém melhor para saber isso do que você), mas algumas orientações etárias ajudam a evitar erros e atividades que, ao invés de divertidas, acabam se tornando chatas. Veja algumas dicas!

0 a 5 anos

- Nessa idade, os pais ou outros adultos precisam estar sempre junto das crianças. As melhores atividades e jogos são aqueles mais lúdicos (que a criança provavelmente já realiza na escolinha/creche). Aproveite as férias para levar o pequeno para passear em parques, assistir desenhos infantis com ele e estimulá-lo a ter contato com outras crianças.

5 a 12 anos

- Essa é aquela faixa etária em que a criança começa a adquirir maturidade, saindo da infância e entrando na pré-adolescência. Durante o recesso escolar de inverno, você pode organizar festinhas do pijama, acampamentos (que podem acontecer em casa mesmo), levá-lo ao cinema, estimular a presença em oficinas de leitura e a prática de atividades, como jogar futebol.

12 a 17 anos

- Nessa fase da adolescência, as crianças (que já são jovens) são mais independentes e não têm tanto interesses por atividades mais lúdicas. Organize uma viagem para visitar familiares ou um local de interesse do seu filho, pratiquem atividades físicas juntos - e lembre-se de que nessa idade é importante que o adolescente mantenha o contato com os amigos e colegas, mesmo durante o recesso escolar.

Com essas dicas, você garante que a família toda possa aproveitar as férias de inverno das crianças com muita diversão, amor e carinho - faça chuva ou faça sol!

Sugestões para você:

5 Filmes para assistir em família

5 Atividades divertidas que ajudam no desenvolvimento das crianças

5 Receitas para as crianças fazerem com os pais


DESTAQUE

CATEGORIAS

MID® no facebook

Fale com a MID®; SAC MID®