Momentos MID®

que tal dividir melhor o seu tempo com a família? compartilhe essas ideias:

diversão

Dicas de volta às aulas sem estresse

11 de agosto, 2016 • por MID Refresco

menina voltando às aulas

Você já viu por aqui algumas ideias do que fazer com os filhos nas férias de inverno, mas, depois de toda essa diversão, é chegada a hora de retornar aos estudos. Porém, às vezes esse momento pode ser bastante desafiador, tanto para os pais quanto para as crianças. Então, para você tornar esse processo o mais agradável e fácil possível, confira três dicas de volta às aulas para que os pequenos retornem à escola com muita energia e disposição - e nada de birra!

1 - Faça um planejamento

Nas férias, é importante que as crianças tenham tempo para brincar, se divertir e relaxar - afinal, a escola é o ?trabalho? dos pequenos e, assim como você precisa eventualmente de um descanso do seu trabalho, a criança também precisa descansar do dela. No entanto, conforme o tempo de recesso escolar vai se encaminhando para o final, é necessário ?preparar o terreno? com os filhos a respeito da volta às aulas.

Para isso, o melhor a fazer é ter um planejamento das férias. Programe-se para realizar todas as atividades divertidas (e também deixar a criança com um tempo livre só para ela, claro) até aproximadamente uma semana antes do recesso terminar. Nesses últimos sete dias, o ideal é que a garotada já comece a se readaptar à rotina da escola: ter horários mais regrados, retomar o período e a quantidade de sono do ano letivo, preparar o material escolar, reduzir o tempo de jogos, internet etc. Incluir a criança na compra do material escolar e na organização da mochila também ajuda a criar uma ansiedade positiva e uma animação para retomar os estudos.

2 - Converse com os filhos antes do retorno às aulas

Esse é um ponto fundamental: os pais devem conversar com os filhos sobre a volta às aulas. É comum que as crianças vejam esse retorno apenas como a retomada de regras, rotinas e períodos de estudos - o que muitas vezes não é tão agradável quanto uma tarde só de brincadeiras, por exemplo -, mas é importante lembrar aos pequenos de todas as coisas boas que a escola representa.

Rever os amiguinhos e os professores, aprender coisas novas, fazer novos amigos, brincar e se desenvolver são aspectos muito positivos do colégio que vale a pena refrescar na memória das crianças. Além disso, procure também ressaltar para os filhos que voltar às aulas não significa abrir mão completamente das brincadeiras em casa, de um tempinho livre e do convívio divertido com a família.

3 - Acompanhe os estudos

Os filhos retornarem às aulas não significa dever de casa apenas para eles - os pais também precisam participar dos estudos da criança. Mas atenção, pois isso não é sinônimo de cobrança extrema e constante e, sim, de ajudar com eventuais dificuldades, mostrar interesse pelas atividades e rotinas sociais da criança (quem são seus amiguinhos, se ela está feliz, se houve algum desentendimento com um coleguinha etc.) e participar ativamente da vida escolar dela.

Isso facilita bastante a readaptação dos pequenos à rotina escolar, já que, ao retornar às aulas, a criança não sentirá tanta saudade do tempo que passou com os pais nas férias. E, além disso, esse acompanhamento ajuda os pequenos a terem um melhor rendimento nos estudos.

Aplicando essas três dicas, que são tão fáceis quanto eficientes, você garante que a volta às aulas dos seus filhos seja a melhor possível, cheia de animação, vontade de aprender e felicidade por rever os amigos!

Sugestão para você:

Lanchinho da tarde para crianças no fim de semana

Meu filho não quer comer, e agora?

5 Atividades divertidas que ajudam no desenvolvimento das crianças


DESTAQUE

CATEGORIAS

MID® no facebook

Fale com a MID®; SAC MID®