Momentos MID®

que tal dividir melhor o seu tempo com a família? compartilhe essas ideias:

diversão

Dentes de leite: quando caem e como tirar

14 de julho, 2016 • por MID Refresco

Criança segurando os dentes de leite

A troca dos dentes de leite costuma ser uma fase de muita ansiedade, tanto para os pequenos quanto para os pais. Apesar de ser um processo natural, essa preocupação é recorrente, principalmente em quem não sabe ao certo quando caem os dentes de leite, se eles devem ser arrancados e quanto tempo demora para nascer um dente permanente.

Para ajudar a acabar com as dúvidas e encarar essa fase com muito mais tranquilidade, preparamos um post todinho só sobre a troca dos dentes de leite!

Curiosidade: você sabe o que são dentes de leite?

Desde quando ainda estão na barriguinha das mamães, os bebês já têm dentinhos, mesmo que eles não sejam visíveis. Popularmente chamados de dentes de leite, eles nascem lá pelos 6 meses de idade e apresentam uma estrutura bem similar àquela vista em dentes permanentes. Porém, são diferentes em formato e tamanho.

Por serem dentes temporários, alguns pais não dão tanta importância assim à saúde dessa fase na dentição dos filhos. É importante ressaltar que apesar de serem substituídos futuramente, essa dentição irá acompanhar os pequenos até pelo menos os 6 anos de idade. Por isso, é essencial que se cuide dos dentinhos de leite tão bem quanto se fossem permanentes, incentivando desde cedo a boa higiene bucal.

Por que e quando os dentes de leite caem?

Todo mundo lembra da época de infância e de como os dentinhos ficavam ?moles? antes de cair, não é? Isso é muito normal de acontecer e tem uma explicação bem legal: quando estão prontos para nascer, os dentes permanentes fazem uma pressão muito forte sobre os de leite, cortando suas raizes aos pouquinhos e os deixando ?molengas?.

Esse processo todo costuma acontecer à partir dos 5 anos, pe pode levar algum tempo para que a dentição seja completamente trocada. Muitos dentistas afirmam que a troca dos dentes de leite ocorre dos 5 aos 12 anos, e que o tempo normal para o dentinho novo comece a sair é 3 meses após a queda, podendo levar até um ano para que cresça por completo.

Durante essa época, também é bem comum que os pequenos sintam-se envergonhados com a queda dos dentinhos. É importante manter um diálogo aberto e tratar a situação toda como algo normal. Faça comparativos do tipo ?Viu só? Todos os seus coleguinhas também estão com uma janelinha no sorriso!? entre outras brincadeiras para que as crianças entendam que isso é normal, e que logo irão ganhar dentes novos e muito mais fortes, como os de adultos.

E como tirar dente de leite?

O ideal é que esse processo de troca de dentes ocorra de forma natural, mas, nem sempre isso acontece. Em alguns casos o dentinho frouxo demora para cair, podendo causar sangramento e desconforto nas crianças. Nesses casos, muitos pais preferem dar uma ?ajudinha? para a mãe natureza.

É importante conversar com seu filho para saber o que ele acha sobre a ideia. Evite a palavra ?arrancar? para não causar medo, e tente entender os anseios da criança à respeito da retirada do dentinho. Aqui também é bacana explicar novamente que esse processo é normal, e que logo ele terá um dente novo e muito mais forte.

Se a criança topar, a retirada pode ser feita de dois modos:

  1. Em um consultório odontológico: Em alguns casos, o dente pode estar frouxo, mas não ao ponto de arrancá-lo em casa, sendo importante então ir ao dentista. Lá, a criança vai receber uma anestesia local e contará com a garantia de que a remoção do dente não irá doer.
  1. Em casa: Se o dente já estiver bem molinho, realmente ?por um fio?, a retirada pode ser feita em casa mesmo.

Comece lavando bem as mãos, se possível com álcool gel. Depois, com um pedaço de gaze, segure firme o dente e faça uma pequena tração, girando-o até que se solte. Limpe a área com um pedacinho de gaze, fazendo um pouquinho de pressão para que o local não sangre.

Sorvete ou água gelada, antes e depois, são dicas de anestesia caseira para que os pequenos não sintam desconforto na hora da retirada.

Sugestões para você:

Lanchinho da Tarde para Crianças no Fim de Semana: 5 Receitas de Lanches Rápidos e Fáceis

Como Incentivar a Leitura Infantil: Dicas para as Crianças Lerem Mais

Como Estimular a Criativadade Infantil


DESTAQUE

CATEGORIAS

MID® no facebook

Fale com a MID®; SAC MID®