Momentos MID®

que tal dividir melhor o seu tempo com a família? compartilhe essas ideias:

diversão

Cuidados com as crianças no verão

10 de fevereiro, 2017 • por MID Refresco

adolescente-pulando

Se tem algo que significa diversão para para qualquer criança é, claro, a temperatura elevada. Quando as estações mais quentes chegam, vêm com elas muitas brincadeiras, animação e risadas.

Já para os pais nem tudo é sorriso - também é preciso ter atenção com a saúde dos pequenos. Para te ajudar a ficar tranquilo quando a o clima esquentar e tornam tudo mais divertido, separamos alguns cuidados com as crianças no calor.

Hidratação

Com a subida da temperatura, é normal que a gente passe a transpirar mais - e ainda mais as crianças, que correm e brincam cheias de energia - o que aumenta ainda mais a transpiração dos pequenos. O problema é quando toda essa diversão acaba causando desidratação.

Para evitar que isso aconteça, mantenha os pequenos tomando bastante líquido - inclusive, não espere que a criança peça por uma bebida, pois isso já é sinal de que algo está errado. Ofereça água e refrescos; a nossa dica é essa receita de Dupla Refrescante, que além de refrescar, hidrata e também é uma bebida muito saborosa.

Roupas

Nessa época, as crianças também precisam tomar cuidado com o que vestem - a ideia aqui é a mesma da dica acima: evitar que os pequenos fiquem desidratados.

Para isso, vista seus filhos com roupas leves e de tons claros, que facilitam a transpiração e refletem os raios solares, evitando a desidratação e também trazendo uma sensação de maior conforto nos dias quentes. Além disso, lembre-se de, sempre que possível, indicar que as crianças usem chapéus ou bonés para proteger a cabeça dos raios solares e, por sua vez, da insolação.

Proteção do sol

Falando em se proteger do sol: na primavera e, principalmente, no verão há uma maior concentração de raios ultravioletas. Isso pode resultar em desde as já citadas desidratação e insolação até doenças de pele mais graves.

Além das roupas confortáveis e dos chapéus e bonés, o uso de protetor solar (mas somente para crianças com mais de seis meses de idade) é fundamental. E não se engane: isso vale não só para quem está na praia, mas no dia a dia da cidade também!

Aliás, falando em praia, é importante lembrar: nada de sol no período das 11h até às 14h e renove o protetor solar a cada duas horas!

Alimentação

A alimentação é outro ponto importante nas estações mais quentes. Muitas vezes, pelas crianças estarem em clima de descontração, a alimentação fica menos regrada e os lanches mais rápidos acabam ganhando mais espaço. O problema é que isso pode afetar a nutrição das crianças; além disso, no calor é melhor dar preferência para pratos leves, mas que reponham energia e nutrientes.

Então, estimule seus filhos a se alimentarem de forma saudável, ingerindo bastante legumes, pratos grelhados e principalmente frutas - especialmente aquelas que ajudam na hidratação, como melancia, melão, pêra, maçã, entre outras.

Doenças e acidentes

Como já falamos, o auge do calor faz com que as brincadeiras e a diversão sejam ainda mais corriqueiros - que, muitas vezes, vêm acompanhados de alguns machucados e arranhões. Contra isso não tem jeito: estimule seus filhos a brincarem em ambientes seguros e de forma precavida, e trate aqueles eventuais (e inevitáveis) pequenos machucados, como arranhões no joelho, evitando infecções e inflamações.

Outras situações inspiram cuidados e atenção maiores, como por exemplo algumas doenças mais comuns de aparecerem na primavera e no verão. Por isso, tenha sempre muita atenção para possíveis sinais e sintomas de condições como dengue (transmitida pelo mosquito Aedes aegypti), hepatite A (comum de ser adquirida em água do mar poluída), micoses na pele, intoxicação alimentar e conjuntivite, todas muito comuns nessas épocas do ano.


DESTAQUE

CATEGORIAS

MID® no facebook

Fale com a MID®; SAC MID®