Momentos MID®

que tal dividir melhor o seu tempo com a família? compartilhe essas ideias:

diversão

Crianças e animais: vantagens de ter um bichinho de estimação

18 de agosto, 2016 • por MID Refresco

criança encostando o rosto na cabeça do cachorro

Você provavelmente já deve ter recebido - ou ainda vai receber - um pedido de seus filhos para ganhar um animal de estimação. As crianças são apaixonadas pela ideia de ter um bichinho, mas os pais costumam ficar receosos, pois sabem que com os pets vêm, também, gastos e, principalmente, responsabilidades que nem sempre as crianças estão prontas para assumir. A decisão não é nada fácil, mas temos algumas dicas que podem ajudar você nessa tarefa. Confira!

Benefícios de criar animais com as crianças

Todos sabemos que os animais de estimação têm a capacidade de trazer alegria e diversão para os nossos lares - e muitas vezes se tornam verdadeiros membros da família. Principalmente quando são criados com as crianças, os pets conseguem agregar diversos benefícios e estímulos saudáveis para os pequenos, que acabam se tornando mais sociáveis, responsáveis e autônomos.

Quando os pais passam a considerar a compra ou adoção de um bichinho para as crianças, uma das principais dúvidas é: ?será que meu filho terá condições de cuidar do animal??. É realmente muito importante que você converse com as crianças sobre essa responsabilidade e inclua-as nos cuidados diários com o pet, dando a elas algumas tarefas, como trocar água e comida, escovar o pelo, passear etc. Assim, a criança vai criando um maior senso de responsabilidade e entende a importância de ajudar nas tarefas domésticas.

Além disso, os animais também ajudam as crianças a desenvolverem um lado mais emotivo e sociável, e proporcionam ainda que elas aprendam sobre respeito e limites em relação aos animais. Mas, claro, tudo depende da forma como você também se comporta em relação ao animal de estimação, pois as crianças espelharão esse comportamento. Ou seja, para evitar que o seu filho bata no bichinho, por exemplo, você deverá ensinar outras formas de repreensão.

No geral, a união entre crianças e animais de estimação é realmente benéfica, porque eles crescem juntos e tornam-se verdadeiros amigos. Mas é sempre bom lembrar que, para escolher o bichinho ideal para o seu lar, você deverá considerar diversos fatores, como o espaço disponível e a personalidade - tanto do animal, quanto da criança. Confira algumas dicas para fazer a escolha certa.

Como escolher um animal de estimação

Finalmente decidiu deixar as crianças terem um animalzinho? Parabéns! Agora você precisará escolher a espécie mais adequada para a sua casa e para os seus filhos. Mas, não se preocupe, a tarefa é bem mais fácil do que parece.

Primeiramente, você deve levar em consideração a idade das crianças. Animais e bebês podem ser criados juntos sem problemas, mas você realmente terá condições de cuidar dos dois ao mesmo tempo? Afinal, ambos requerem cuidados especiais, principalmente nos primeiros meses. Portanto, o ideal é considerar um animal de estimação para crianças a partir de 3 anos de idade, pois assim elas já terão idade suficiente para ajudar a cuidar do pet (e, claro, também brincar com ele!).

O espaço disponível no seu lar também é muito importante para essa escolha. Se você mora em um apartamento pequeno, por exemplo, um cachorro pode não ser a melhor opção, pois eles precisam de espaço e são mais barulhentos. Já os gatos, pássaros e peixinhos, por outro lado, não requerem ambientes muito grandes e se adaptam melhor a locais compactos.

Veja algumas características de cada espécie que ajudarão a guiar a sua decisão:

- Cachorros:

os cães estão entre os animais que mais se adaptam à convivência com as crianças, mas é preciso ter muita atenção ao fazer essa escolha. Os cachorros de grande porte, como as raças labrador e dálmata, são animais mais sociáveis e dóceis, e que precisam também de mais atenção. Por isso, combinam com crianças mais ativas e carinhosas.Já as raças de pequeno porte geralmente são mais sensíveis e se dão melhor com crianças mais calmas e delicadas.

menina e o cachorro

- Gatos:

propícios para crianças a partir de três anos, os gatos são conhecidos pela autonomia e o temperamento mais forte, mas também são animais dóceis e indicados para crianças - principalmente para aquelas mais afetivas e compreensíveis, que saibam respeitar os limites do bichinho. A única contraindicação é para crianças alérgicas, que podem ter as alergias agravadas ao entrar em contato com os pelos dos felinos.

mulher com gatinho

- Peixes:

como os peixinhos ficam em aquários e a interatividade entre eles e os pequenos é quase inexistente, esses bichinhos geralmente são os preferidos das crianças maiores, principalmente daquelas mais observadoras e curiosas. O cuidado com os peixes é bem fácil e a alimentação deles pode ser realizada pela própria criança, com a devida supervisão. É nesse momento que o pequeno irá interagir e se aproximar mais do pet.

menina olhando pro peixe

- Pássaros

: estes podem ser criados por crianças de qualquer idade, que vão adorar ajudar na alimentação e brincar com esses bichinhos. Os pássaros são animais muito curiosos e costumam interagir com os donos, mas, ao mesmo tempo, são frágeis. Por isso, são ideais para aquelas crianças mais tranquilas e cuidadosas.

garoto e o pássaro

Comprar ou adotar?

Agora que você já conhece as principais espécies de animais de estimação que se dão bem com as crianças, é natural começar a procurar pelas raças que mais lhe agradam e pesquisar onde é possível comprá-los. Além disso, ao optar por comprar um bichinho, você também tem a facilidade de encontrar informações bem específicas sobre o comportamento e as necessidades de cada raça, o que permite escolher um animal com as características que você busca.

Mas adotar um animalzinho abandonado, além de ser uma atitude solidária, pode ser uma boa oportunidade para ensinar às crianças que todos os bichinhos precisam de amor e que não são brinquedos - portanto, não podem ser descartados. Essas lições de solidariedade e carinho são muito importantes e devem ser passadas aos pequenos desde os primeiros anos. Se você quer saber mais sobre a adoção de animais, acesse o site da Ampara Animal e informe-se.

Sugestões para você:

Brincando e aprendendo: 5 atividades divertidas que ajudam no desenvolvimento das crianças

Como incentivar a leitura infantil: Dicas para as crianças lerem mais

Brincadeiras divertidas para fazer em casa com as crianças


DESTAQUE

CATEGORIAS

MID® no facebook

Fale com a MID®; SAC MID®