Momentos MID®

que tal dividir melhor o seu tempo com a família? compartilhe essas ideias:

diversão

Como incentivar a leitura infantil: dicas para as crianças lerem mais

01 de abril, 2016 • por MID Refresco

Como incentivar a leitura infantil: dicas para as crianças lerem mais

Ler é um hábito que vai muito além de interpretar palavras: lendo as crianças descobrem novas culturas e exercitam a imaginação, a comunicação e o vocabulário. Por isso, a leitura é fundamental para o desenvolvimento da criança. Confira as seis dicas que separamos sobre como incentivar a leitura infantil de um jeito divertido!

A importância da leitura para crianças

Uma boa história é um momento de relaxamento e de estímulo da imaginação. Além disso, a criança que costuma ler mais aprende coisas novas, amplia seu vocabulário, tem melhor rendimento na escola (afinal a leitura está presente em todas as disciplinas) e sabe se comunicar de forma mais clara e diversificada. Por isso, estimule seu filho a ler com frequência.

Vale lembrar que incentivar não é obrigar. O papel dos pais é justamente fazer com que os pequenos percebam o quão divertida e prazerosa a leitura pode ser, e não forçá-los a pegar um livro em troca de presentes ou para evitar castigos, por exemplo.


6 dicas para o seu filho ler mais

O desafio é: como facilitar que a criança tome gosto pela leitura? De forma geral, é preciso tornar a leitura agradável e divertida na visão da criança e, depois, criar situações que estimulem a leitura. Essas são as nossas dicas de como tornar a leitura infantil um hábito para seu pequeno:

1 - Encenar ou desenhar a história lida

Especialmente para aquelas crianças menores e ainda no início ou no andamento do processo de alfabetização, essa dica é muito eficiente. Após ler uma historinha, brinque de encenar ou desenhar o que foi lido.

Isso reforça a associação da criança com o lado lúdico e divertido da leitura e, além disso, estimula sua criatividade e imaginação. Com o tempo ela passará a encenar a história na sua cabeça durante a leitura, que é a forma como a maioria dos adultos lê.

2 - Tenha o hábito de ler com e para seu filho

As crianças aprendem pelo exemplo. Por isso, se o seu filho percebe que você e os outros membros da sua família gostam de ler e têm esse hábito, ele também irá ter vontade de se aventurar nos livros.

Leia na frente do seu filho e, além disso, leia para e com ele. Pode ser por breves minutinhos (antes de dormir, por exemplo). Divida a leitura com ele: cada um lê uma página ou parágrafo. Essa prática estimula que a criança leia por si só e reforça os laços afetivos.

3 - Estimule seu filho a criar e escrever suas próprias histórias

Que tal tirar um dia para brincar de escritor? Crie e conte alguma história de quando seu filho era bem menor e o desafie a escrever/desenhar o relato. Isso ajuda construir a ideia de que leitura é igual a diversão, além de ser um momento gostoso de carinho em família.

4 - Organize os livros em locais acessíveis

Tenha um cantinho de casa para organizar livros infantis para que seu filho tenha acesso a eles sempre. Pode ser até próximo dos brinquedos, para dar a ideia de diversão. Isso, inconscientemente, demonstrará liberdade para ler quando quiser e que isso é legal.

5 - Entenda os interesses da criança

A leitura ajuda a desenvolver o senso crítico, e isso também indica que a criança terá um gosto favorito para livros. É importante entender as preferências e ajudar os pequenos a encontrarem livros que sejam realmente do gosto deles dentro do gênero de obras infantis. Isso aumenta a associação entre leitura e prazer, já que a criança lerá algo que realmente a interessa.

6 - Leve a criança a eventos de leitura infantil

Também é importante que a criança veja a leitura como uma atividade ampla, social e que vai além de casa ou da escola. Por isso, leve os pequenos a feiras e eventos literários. Nesses eventos, acontecem muitas oficinas e apresentações de teatro, leituras e outras atividades para seu filho se divertir.

Outra ideia bacana é organizar em casa mesmo, em um fim de semana, uma ?feirinha do livro?, onde seu filho e amiguinhos se emprestam livros e fazem uma roda para contar qual história mais gostam. Nessas reuniões do ?clubinho do livro? a criançada também pode encenar as histórias que leram ou estão lendo!


DESTAQUE

CATEGORIAS

MID® no facebook

Fale com a MID®; SAC MID®