Momentos MID®

que tal dividir melhor o seu tempo com a família? compartilhe essas ideias:

diversão

Como estimular a criatividade infantil

22 de fevereiro, 2016 • por MID Refresco

Criança no foguete

Como estimular a criatividade infantil: 6 atividades para fazer com os pequenos

Estimular a criatividade das crianças é incentivá-las a serem mais espontâneas e imaginativas. Isso ajuda não só na infância, mas também a se tornarem adultos mais confiantes, intuitivos e com mais facilidade para encarar e resolver as situações do dia a dia.

Além disso, estimular a criatividade da criança é uma atividade que faz com que você e seu filho passem mais momentos de qualidade juntos! Mas, como estimular a criatividade infantil com atividades no dia a dia?

Saia da rotina

Você sabia que fazer sempre as mesmas coisas deixa o cérebro preguiçoso? Pois é! Evite as mesmas brincadeiras todos os dias e varie os passeios com a criançada. Vá ao zoológico, museu, parque de diversões e outros lugares que despertem a curiosidade dos pequenos.

Leia histórias antes de dormir - mas deixe o final com eles

Além de ser um momento agradável entre pais e filhos, ler uma historinha antes de dormir também ajuda a estimular a criatividade infantil. Que tal ler a história até a metade e deixar que os pequenos inventem um final para ela? Assim, você incentiva a imaginação e também a capacidade de resolução da criança. Ah! Sem falar que essa brincadeira vai render boas risadas!

Papel e lápis de cor sempre à mão

Livrinhos de pintar são uma boa atividade para passar o tempo, mas limitam bastante a criatividade. Já folhas em branco, lápis de cor, cartolina e tintas são uma fonte inesgotável de possibilidades. Com muito pouco a criança pode se expressar e mostrar o lado artístico - e, quem sabe, descobrir e desenvolver alguma aptidão escondida. Por isso, deixe sempre materiais de desenho à mão - da criança, é claro.

Criatividade na cozinha

Além de ser uma habilidade manual desenvolvida, cozinhar com os pequenos também é uma maneira de exercitar a criatividade deles. Proponha que vocês preparem alguma prato, mas só com ingredientes que tenham em casa. Deixe que ele ajude no preparo (mas, claro, dando tarefas mais simples e que passem longe do fogão ou de facas).

Entre no mundo da fantasia

Brincadeiras lúdicas são ótimas para a criatividade e desenvolvimento da criança. Proponha atividades, mas deixe os pequenos conduzirem. Dê uma ideia, como construir uma cabana com lençóis, por exemplo. Veja se eles topam e como exploram e inventam coisas novas.

Brincadeiras ao ar livre

Estimule seus filhos a saírem um pouco dos tablets e videogames! Brincadeiras ao ar livre são boas para o corpo, a mente e a criatividade. Aí, vale um pouco de permissividade para brincadeiras diferentes: tipo tomar banho de chuva no verão, quem sabe… Vale brincar entre árvores e gramados, e até com os animais de estimação. São atividades saudáveis, que ajudam a criança a ter uma maior percepção do mundo ao seu redor.


DESTAQUE

CATEGORIAS

MID® no facebook

Fale com a MID®; SAC MID®