Momentos MID®

que tal dividir melhor o seu tempo com a família? compartilhe essas ideias:

diversão

Brincando e aprendendo: 5 atividades divertidas que ajudam no desenvolvimento das crianças

20 de julho, 2016 • por MID Refresco

pai e filho brincando

Durante a infância, brincadeiras são muito mais do que passatempo. E nem é preciso brincadeiras muito elaboradas: uma simples amarelinha já contribui. Seja desenvolvendo habilidades sociais, de espaço, raciocínio lógico ou memória, é brincando que se aprende para a vida.

Brincadeiras para estimular o aprendizado dos pequenos

Brinquedos de montar

: Lego e outros blocos de montar ajuda no desenvolvimento de noções de espaço, habilidade manuais e criatividade. Melhor ainda se os pais entrarem na brincadeira, estimulando as crianças a dividir os brinquedos e brincar em conjunto.

brinquedos de montar ajudam no desenvolvimento das crianças

Jogos de memória

: Nada melhor para a memória do que jogos de memória. Para estimular a vontade das crianças a brincarem disso, crie um baralho personalizado com os personagens favoritos delas. Basta procurar as imagens na Internet, imprimir, recortar e pronto!

jogos de memória ajudam no desenvolvimento das crianças

Brincadeiras em conjunto

: Uma partida de futebol, brincar na areia e brincar de simulação - como brincar de ?casinha? ou ?escolinha? - com outras crianças é importante. Assim as crianças têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades sociais e emocionais.

brincadeiras em conjunto ajudam no desenvolvimento das crianças

Criatividade e imaginação

: A criatividade e habilidade de imaginar precisam ser estimuladas. Brincadeiras lúdicas e estilo faz-de-conta ajudam no desenvolvimento dessas habilidades. Inventar histórias, por exemplo, é um bom exercício para a criatividade das crianças.

criatividade e imaginação estimulam o desenvolvimento das crianças

Fique de olho:

- Em uma brincadeira pode haver vencedores e perdedores. Na vida adulta sempre irão existir altos e baixos e é importante ajudar as crianças a lidar com isso. Incentive-os a jogar novamente para tentarem ganhar.

- Uma boa dica é ajudar seu filho a ser confiante! Deixe que ele invente histórias, o incentive a dizer o que pensa e conduzir as brincadeiras.

- Brincadeiras têm horários, assim como a hora da TV, a hora de estudar e a hora de dormir. É importante ajudar a criança a ter uma rotina.

- Proponha brincadeiras novas. Brincar sempre com a mesma coisa pode podar a criatividade das crianças.

Sugestões para você:

Brincadeiras Divertidas para Fazer em Casa com as Crianças

Como Incentivar a Leitura Infantil: Dicas para as Crianças Lerem Mais

Como Estimular a Criatividade Infantil


DESTAQUE

CATEGORIAS

MID® no facebook

Fale com a MID®; SAC MID®